Este é o mais novo espaço de nosso Arraial, buscando sempre semear novos conhecimento e esclarecimentos na divulgação da Doutrina dos Espíritos...

17 de jul. de 2012

SONAMBULISMO É MEDIUNIDADE?

O que é sonambulismo?
É fenômeno anímico?
O sonâmbulo é médium?

Sonambulismo [do latim somnus= sono e ambulare= marchar, passear]
Sonâmbulo [do francês somnambule ] – Pessoa em estado de sonambulismo, podendo levantar-se, andar e falar durante o sono. 
O sonambulismo,  conhecido também como noctambulismo, segundo a Medicina, é um transtorno classificado como uma parassonia do sono: manifestação noturna em forma de movimentos anormais durante o sono, resultando em interrupções do mesmo. São exemplos de parassonia o despertar confusional, o terror noturno, o sonambulismo, os pesadelos, os distúrbios alimentares noturnos, entre outros.
A Doutrina Espírita considera o sonambulismo como um fenômeno de emancipação da alma, tal como o êxtase, a dupla vista, os sonhos, etc. Estes fenômenos são naturais, sempre existiram e comprovam a existência da alma, pois esta se manifesta independentemente da atividade corpórea.
É a expansibilidade do perispírito que faculta o processo de emancipação da alma.
A expansibilidade é uma das principais propriedades do perispírito. O perispírito não está preso ao corpo, sem poder desprender-se. Embora seja indivisível, pode expandir-se. Em “ Obras Póstumas” ( Allan Kardec)  no capítulo sobre manifestações dos Espíritos, 1.ª parte, item 11: "O Perispírito não está encerrado nos limites do corpo como numa caixa. É expansível por sua natureza fluídica; irradia-se e forma, em torno do corpo, uma espécie de atmosfera que o pensamento e a força de vontade podem ampliar mais ou menos".
O perispírito é o órgão sensitivo do Espírito, por meio do qual este percebe coisas espirituais que escapam aos sentidos corpóreos. Pelos órgãos do corpo, a visão, a audição e as diversas sensações são localizadas e limitadas à percepção das coisas materiais; pelo sentido espiritual, ou psíquico, elas se generalizam o Espírito vê, ouve e sente, por todo o seu ser, tudo o que se encontra na esfera de irradiação do seu fluido perispirítico. O sonâmbulo vê com  os olhos da alma.
O corpo pode viver, enquanto está ausente o Espírito, pois vive a vida orgânica, que independe do Espírito, embora permaneça ligado a este pelo cordão fluídico. Não é necessário o sono completo para a emancipação do Espírito, quando os sentidos entram em torpor o Espírito recobra a sua liberdade. Os órgãos materiais, achando-se de certa forma em estado de catalepsia, deixam de receber as impressões exteriores e com a prostração das forças vitais, o Espírito se desprende, tornando-se tanto mais livre, quanto mais fraco for o corpo. Para se emancipar, aproveita todos os instantes de inatividade que o corpo lhe concede.  É um estado de emancipação da alma mais completo do que o sonho, que pode ser considerado um sonambulismo imperfeito.  A manifestação ocorre sobretudo durante o sono, quando o Espírito pode deixar provisoriamente o corpo, que se acha entregue ao repouso indispensável à matéria. Geralmente, o Espírito, preocupado com algo, se entrega a alguma ação que exige o uso do seu corpo, do qual se serve como se empregasse uma mesa ou qualquer outro objeto material
O sonambulismo pode ser espontâneo, produzindo-se naturalmente e sem influência de nenhum agente exterior ou artificial ou o que é provocado por emanação magnética, conhecido como sonambulismo magnético.
No sonambulismo há uma maior lucidez da alma, porém o esquecimento absoluto no momento do despertar é um dos sinais característicos do verdadeiro sonambulismo, visto que a independência da alma e do corpo é mais completa do que no sonhos. O cérebro, em repouso como os demais orgãos, não registra a atividade da alma, daí a impossibilidade da recordação do que foi vivenciado em estado de emancipação da alma.
O desenvolvimento maior ou menor da clarividência sonambúlica depende da organização física e da natureza do Espírito encarnado.  Há disposições físicas que permitem ao Espírito desprender-se mais ou menos facilmente da matéria. O sonâmbulo diz que vê pela fronte, pelo punho, etc., porque, achando- se inteiramente preso à matéria, não compreende como pode ver sem o auxílio dos órgãos. Porém, está se referindo à visão da alma, que vê pelo todo, não necessitando de um canal específico para tal. O sonâmbulo consegue ver o que se passa no ambiente em que se encontra, bem como o que está ocorrendo em locais mais distantes, pois desdobra - se até estes locais, sente-se transportado ao lugar onde vê o que descreve. È a dupla vista ou segunda vista, é a visão da alma. 
Nos fenômenos sonambúlicos, em que a alma se transporta, o sonâmbulo experimenta no corpo as sensações do frio e do calor existentes no lugar onde se acha sua alma, muitas vezes bem distante do seu invólucro, descrevendo cenas ou pessoas daquele local. A alma, que permanece ligada ao corpo pelo cordão fluídico, desempenha o papel de condutor das sensações.
O sonâmbulo, muitas vezes, demonstra possuir mais conhecimentos do que os que lhe supõe, falando com exatidão de coisas que ignora quando desperto, de coisas que estão mesmo acima de sua capacidade intelectual. Isto ocorre porque, entrando no estado de crise sonambúlica, ativa sua bagagem de conhecimentos das existências anteriores e que estão arquivadas em sua memória perispirítica, embora de modo incompleto. Passada a crise, toda recordação se apaga.
O sonâmbulo é médium?
Há aqui uma  importante distinção a ser feita, os fenômenos de emancipação da alma são anímicos e não mediúnicos. Porém, em alguns casos, podem se tornar também mediúnicos.
No estado de desprendimento em que se coloca, o sonâmbulo pode entrar mais facilmente em comunicação com os Espíritos, pois o estado de emancipação da alma facilita essa comunicação.  Assim, o sonâmbulo pode ser considerado médium sonâmbulo, quando durante seu sonambulismo, entrar em contato com os Espíritos, transmitindo as comunicações destes e não as suas opiniões e visões anímicas.
Faz-se necessário diferenciar quando ele está agindo por influência anímica: ver, ouvir e sentir fora dos limites dos sentidos, transmitir informações que esteja vendo à distância ou transmitir conhecimentos de sua bagagem espiritual ou quando está agindo como médium: intérprete de um outro ser, de uma inteligência estranha, transmitindo conhecimentos que não são dele próprio.
Por conta disto, o sonambulismo é considerado uma variedade da faculdade mediúnica.
O Espírito que se comunica com um médium comum também o pode fazer com um sonâmbulo; observa-se isto principalmente em prescrições médicas, quando o sonâmbulo transmite a mensagem com a receita para o tratamento do enfermo, recebida  de um Espírito. Muitas vezes, ao ser questionado sobre a patologia do doente não sabe responder, pois está fora do âmbito de seus conhecimentos pessoais. indicando que só transmitiu o que o Espírito lhe ditara.
Os sonâmbulos também podem ver e ouvir perfeitamente os Espíritos e os descrever precisamente, como o fazem os médiuns videntes e audientes. Também podem transmitir mensagens através da psicofonia ou psicografia.
Kardec denominava os "médiuns de desdobramento" de "médiuns sonâmbulos”.
“Há exemplos de médiuns sonâmbulos no livro “Nos Domínios da Mediunidade” – Espírito André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier - capítulos 8 e 10 –  “ Psicofonia sonambúlica” e “ Sonambulismo torturado”.
Na mediunidade sonambúlica a questão da sintonia também é muito importante para a prática da Mediunidade com Jesus. Se o médium sonâmbulo não estabelecer sintonia com os Bons Espíritos, mediante a sua conduta cristã, atrairá os Espíritos enganadores e levianos, perdendo a grande chance de colaborar na Seara de Jesus, com o bom uso de sua faculdade mediúnica.

Muita luzzzzzzzzzzz

Luciane Ruis

9 comentários:

  1. Anônimo21:15

    O esclarecimento quanto o sonambulismo ser uma qualidade de mediunidade se complementa, se amplia no alerta da importância da conduta cristã no dia-a-dia e durante a prática mediúnica, que deve ser, sempre, aquela com JESUS.
    Regina Corrêa de Sá

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado cara Regina!
    Agradecemos muito a sua participação!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo09:20

    O que posso fazer para ajudar meu filho que tem 14 anos e desde muito pequeno é sonambulo, e isto se manifesta quase todas as noites, e durante o dia na escola os professores dizem que ele fica no mundo da lua e isto está prejudicando ele nos estudos, e ele se queija que as vezes durante o dia ele fica disperso como estivesse num mundo só dele, a impressão que eu tenho é que durante a noite ele não descansa, eu frequentava uma casa espirita e estava estudando o evangelho, mas infelizmente me mudei para o interior do estado e aqui não tem centro espirita, mas pretendo retomar meus estudos logo porque vou retornar para a cidade até o final do ano, desde a idade de 5 anos levava meu filho na casa espirita, mas um dia ele me falou que não queria ir mais porque lá ele via muitas pessoas desencarnadas, na escola na terceira série começou as queijas dos professores sugerindo que ele poderia ter algum problema psiquiátrico, então levei ele ao hospital de clinicas onde estava havendo um estudo para crianças da idade dele que poderiam ter algum problema e não foi detectado nenhum problema psicológico, levei ele no neurologista e ele fez todos os exames e não foi constatado nada, um outro neuro antes dos exames receitou ritalina mas eu me neguei a dar, então o segundo médico mesmo que os exames não tivessem detectado nada receitou imipramine para tomar e ele começou o tratamento, e o déficit de atenção melhorou, ele tomou até o final do ano letivo e eu resolvi que ele não iria mais tomar porque isto poderia prejudicá-lo, e agora com 14 anos vou leva-lo ao neuro mais uma vez para que ele retome o tratamento pois não sei mais o que fazer, quando frequentava o centro espirita até março de 2014, eu forçava algumas vezes ele a ir comigo, ele ia contra a vontade. Muitas pessoas já me disseram sem que eu pergunte que ele tem mediunidade e eu acredito, mas alguns me dizem que ele tem que começar na umbanda o que não é a minha vontade porque acho que ele é muito novo, já me disseram que a qualquer momento ele pode incorporar algum espirito e ele começar a quebrar tudo dentro de casa, já não sei mais o que fazer para ajudar, já levei ele para fazer um trabalho na umbanda para que ele se acalmasse e realmente ele teve três meses de trégua, mas agora começou tudo de novo. Peço que ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão ( a),
      Pelo seu relato, estamos deduzindo, por uma análise muito superficial, que seu filho tem mediunidade e precisa receber orientação adequada. Busque uma Casa Espírita e recomece a assistência espiritual para ele,seguida de cursos de educação mediúnica. Se a possibilidade de problema de saúde já foram descartados, agora é hora de tratar da questão espiritual. Ele vai melhorar, confie. Muita luzzz

      Excluir
  4. Minha filha acorda chorando, anda pela casa, fala coisas como se eu nao estivesse ali. Ela nao me reconhece fica fora de si eno dia seguinte nao lembra de nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão( a),
      Sua filha pode necessitar de orientação mediúnica.Busque uma Casa Espírita para uma assistência espiritual e estudos sobre o assunto.
      Sugerimos também a prática do Evangelho no Lar.
      Participe sempre.
      Muita luzzz

      Excluir
  5. Anônimo03:59

    Oi gostaria muito de uma orientaçao, pois sou sonambulo e na maioria das vezes tenhos lembranças.... sempre sou dominado por um medo incontrolavel a ponto de correr sem olhar pra tras, algumas vezes o ambiente aparece dominado por animais peçonhentos, (porem nunca tive medo de animais peçonhentos), outras vezes aparecem umas pessoas (ou espiritos) q ficam me observando como se eu fosse uma atraçao de um zoologico...
    Gostaria muito de uma orientaçao espiritual ou cientifica..
    Sempre passo vergonha quando durmo na casa de parentes ou amigos... algum ja ate se acostumaram... outros me veem como aberraçao
    DESCULPEM a falta de acentos pois o teclado esta com um probleminha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão( a),
      Lendo nossa matéria deve ter compreendido os 2 aspectos do sonambulismo, certo?
      Busque uma Casa Espírita para realizar uma assistência espiritual e estudos sobre o assunto e com certeza vai melhorar e depois poderá colaborar na Seara de Jesus. O trabalho com Jesus nos fortalece muito.
      Sugerimos também a prática do Evangelho no Lar.
      Participe sempre.
      Muita luzzz

      Excluir
    2. Caro irmão( a),
      Lendo nossa matéria deve ter compreendido os 2 aspectos do sonambulismo, certo?
      Busque uma Casa Espírita para realizar uma assistência espiritual e estudos sobre o assunto e com certeza vai melhorar e depois poderá colaborar na Seara de Jesus. O trabalho com Jesus nos fortalece muito.
      Sugerimos também a prática do Evangelho no Lar.
      Participe sempre.
      Muita luzzz

      Excluir

O objetivo do blog é apresentar a mediunidade à luz da Doutrina Espírita.
Estabelecemos a gentileza e a cortesia como norma de tratamento entre todos, sempre respeitando a opinião do próximo, para que estejamos sempre em um padrão vibratório positivo, que atrairá a proteção dos Benfeitores Espirituais para nosso trabalho.