Este é o mais novo espaço de nosso Arraial, buscando sempre semear novos conhecimento e esclarecimentos na divulgação da Doutrina dos Espíritos...

10 de jul. de 2012

 “ DORMIR PARA O BEM”

“ - Ah, hoje não dormi bem ...deve ter sido aquela coxinha que comi antes de dormir...”
“ - Ah que péssima noite tive hoje, pesadelos...será o filme que estava assistindo?...”
“ - Oh, que mal estar...que noite tumultuada... o que será ?”

Quantas vezes ouvimos isso?
Quantas vezes nós mesmos dissemos estas mesmas frases após uma noite mal dormida ???

E agora recordamos nosso Mestre Jesus Amado, nos orientando:
 “Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem . Também vós não entendeis ainda? Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e depois é lançado em lugar escuso? Mas o que sai da boca, vem do coração, e é isso que contamina o homem.”

Partindo deste princípio ensinado por Jesus e nos conhecimentos que a Doutrina Espírita nos ensina, será que nossa noite de sono ruim será por conta de uma alimentação inadequada ou  um filme ? Conceito muito simplista... apesar de que a alimentação pesada pode comprometer a qualidade do sono, mas isto é bem mais simples de ser resolvido.

Mas e o que vem de nosso coração?
Quais pensamentos e sentimentos estamos cultivando no nosso cotidiano?
Partindo do princípio da afinidade e de que semelhante atrai semelhante, que companhias estamos atraindo para perto de nós?
Como estamos pautando nossa vida quando despertos para que nossa noite de sono seja tranquila?

Durante o repouso para refazimento do corpo físico, a alma ou Espírito encarnado, pode se emancipar, ou seja,  retomar as suas atividades espirituais. Neste momento, o corpo está inativo  e não necessita de sua parceria, embora permaneçam ligados pelo cordão fluídico. Desta forma, pode entrar em contato com outros Espíritos na esfera espiritual.  O Espírito será atraído para regiões e companhias que estejam harmonizadas e sintonizadas com ele, através das suas ações, pensamentos, desejos, intenções...
O compulsivo sexual buscará momentos eróticos, o avarento se focará em seus negócios , o queixoso contumaz encontrará quem incentive ainda mais as suas queixas, os amigos se encontrarão para conversas salutares e apoio mútuo, inimigos continuarão alimentando seu ódio, aprendizes assistirão a cursos, comparsas planejarão novos crimes... Assim, durante o sono, tanto podem se realizar encontros com Espíritos Bons e amigos ou com desafetos  ou parceiros para atos menos dignos.

“ Quem planta espinhos não colherá rosas” , aquele que não sabe viver em paz com seus semelhantes,  que semeia a discórdia, a inveja, a maledicência, a ociosidade e tantos outros comportamentos desequilibrados, vai atrair Espíritos afins. Desta forma, durante o sono podem se estabelecer relações maléficas , que culminam em obsessões, vampirismos, perseguições, simbioses e tantos outros desequilíbrios.

O Espírito André Luiz, em sua maravilhosa obra intitulada “ Missionários da Luz”,  cita o exemplo de uma escola no Plano Espiritual onde estavam matriculados em torno de 300 alunos encarnados. No momento do repouso físico, muitos se desviavam do foco devido às paixões terrenas, buscando outros interesses, comparecendo assiduamente às aulas apenas em torno de 10% dos 300 alunos matriculados.

A oportunidade de retorno diário à vida espiritual, durante o sono, é uma benção de Deus e não deve ser desperdiçada e/ou mal utilizada.

Precisamos nos prepara para o sono, a fim de não termos mais  pesadelos.
Como preparamos nosso sono?
Desmaiamos na cama?
Dormimos assistindo TV? Que programas?  Violência, pornografia, notícias da criminalidade?
Luz acesa, barulho, discussões?

Podemos melhorar nossos hábitos noturnos, para também favorecer o nosso repouso tranqüilo e proveitoso no bem.
Vamos experimentar realizar a  leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo,  manter conversas salutares, fazer meditação, não deixar de fazer uma prece de agradecimento pelo dia e para o repouso que se iniciará , manter bons pensamentos, fazer refeições leves, porém, o mais importante será sempre a conduta moral evangelizada em nossa vida diária.

Novamente, o Espírito André Luiz, apresenta orientações preciosas em sua magnífica obra intitulada “ Os Mensageiros”,  advertindo que o homem precisa aprender a “dormir para o bem” : viver de forma cristã durante o dia, para durante o sono atrair os Bons Espíritos e junto a eles aproveitar sua estadia no Plano Espiritual para sua evolução. Estes podem levá-lo a participar de atividades produtivas na esfera espiritual: estudar, trabalhar em favor do próximo, receber tratamento e/ou  orientações para ajudar a sanar problemas do cotidiano, encontros com entes queridos desencarnados, entre outros. Reuniões maravilhosas ocorrem na Pátria Espiritual com objetivos elevados, para instrução e trabalho em favor do próximo, a fim de dar seguimento ao lema do Espiritismo:  “ Fora da caridade não há salvação!”

BOM SONO... COM JESUS !!!

Luciane Ruis



4 comentários:

  1. Somos o que pensamos e falamos portanto devemos sempre estar vigilantes e em prece constante !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, querida Ivone!
      Você tem toda razão, estejamos sempre em sintonia com nosso Pai e com seus Mensageiros do Bem e não só dormiremos bem, como seremos mais felizes!
      Muita luzzzzzzzz

      Excluir
  2. Estou, neste nomento adentrando seu blog, tipo de comunicação que aprecio muito, por ser abragente, muito embora sabendo ser este, espírita como eu também incipiente, querendo crescer, mesmo sabendo que o importante é não retroceder, devagar e sempre. Que nossos mentores espirituais nos ajudem sempre como até o momento inpusionandonos ao objetivo maior que é o conhecimento, aprimoramento e a prática do dia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo apoio querida Nilza!!!
      Vamos semear o bem em todos os canais que nos forem possíveis alcançar e com a ajuda de pessoas de boa vontade como você, conseguiremos divulgar e fazer o trabalho crescer aos poucos.
      Muita luzzzzzzzzz

      Excluir

O objetivo do blog é apresentar a mediunidade à luz da Doutrina Espírita.
Estabelecemos a gentileza e a cortesia como norma de tratamento entre todos, sempre respeitando a opinião do próximo, para que estejamos sempre em um padrão vibratório positivo, que atrairá a proteção dos Benfeitores Espirituais para nosso trabalho.