Este é o mais novo espaço de nosso Arraial, buscando sempre semear novos conhecimento e esclarecimentos na divulgação da Doutrina dos Espíritos...

30 de jun. de 2012

Ética Espírita

 

etica

 

Muitas vezes ouvimos falar desta expressão sem definirmos ao certo seu conceito que muitas vezes associamos a boa educação e ao respeito ao próximo. No entanto, a expressão Ética encerra realmente estes dois preceitos?

Se analisarmos o contexto notaremos que realmente estes são os dois pilares que sustentam a Ética, visto que sua definição no dicionário se resume a: 1. Parte da Filosofia que estuda os fundamentos da moral. 2. Conjunto de regras de conduta. O que nos induz que a Ética é o complemento da educação e socialização do Ser quando inserido em um contexto social, urbano e familiar.

E quando a Ética Espírita? Se faz fruto da Ética da construção do pensamento e moralidade do Ser? Neste momento é necessário que façamos pequena separação entre a Ética Humana e a Ética Espirita. A primeira representa o esforço do patrimônio humano em sua constante evolução do primitivismo a barbaria; e da mesma a civilidade onde foram forjados bem e mal os princípios morais que regeriam a conduta humana no esforço de muitos pensadores espiritualistas e materialistas que visavam tão só um único objetivo: a convivência tênue e pacifica de um para com outro, de nação para nação.

A Ética Espírita encerra os deveres e responsabilidades morais, filosóficas e cientifica exposta mais do que perfeitamente pelo Instrutor Divino: Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei. (Jesus-João 15,12).

Enquanto a regência moral da Ética humana ainda prioriza valores materiais e temporais, relegando a segundo plano a educação, a socialização e o respeito como base de uma sociedade justa e obreira, a Ética Espírita vem de encontro a preencher esta lacuna que propositalmente por interesses múltiplos cria um modelo de sociedade piramidal: onde os mais fortes se encontram no topo, os privilegiados no meio e os necessitados na base , a Ética Espirita vem despertar a consciência entorpecida quando a seus deveres e responsabilidades morais e intelectuais que se acostumou, acha justo e admite que assim quis Deus.

A prioridade da Ética Espirita é a Educação do Ser, sua formação intelectual espiritualizada e a compreensão de que somos todos uma pequena parcela Família Universal, compondo a Família Humana, onde os direitos, deveres e igualdades são iguais para todos e não subdivididos entre merecedores e privilegiados gerando assim uma sociedade de ética moralista falida produzindo cada vez mais necessitados e desamparada, pois os princípios da Ética Espírita ainda incomoda a muitos que já se familiarizaram e moldar a Ética Material as suas necessidades de orgulho e vaidade, recusando a enxergar a verdadeira Ética que se faz latente e inerente em seu Espírito: a Ética Espirita.

Somente quando o Ser aceitar sua condição de Espírito eterno, iniciar sua reforma intima é que enfim a Ética Espírita complementara o que falta na Ética Humana confraternizando a todos no Amor erigindo uma Sociedade e um Mundo mais justo e perfeito…

Arraial Espírita

4 comentários:

  1. É TUDO QUE EU ESPERAVA, MAIS UMA VEZ VOCÊS NOS MOSTRAM COISAS EDIFICANTES...

    ResponderExcluir
  2. É TUDO QUE EU ESPERAVA, MAIS UMA VEZ VOCÊS NOS MOSTRAM COISAS EDIFICANTES... CARLOS ROBERTO NUNES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querido Carlos!
      Vamos continuar fazendo o que pudermos para expandir a semente do bem em todos os corações.
      Muita luzzzzzzzzz

      Excluir

O objetivo do blog é apresentar a mediunidade à luz da Doutrina Espírita.
Estabelecemos a gentileza e a cortesia como norma de tratamento entre todos, sempre respeitando a opinião do próximo, para que estejamos sempre em um padrão vibratório positivo, que atrairá a proteção dos Benfeitores Espirituais para nosso trabalho.