Frequente vezes ouvimos esta confirmação sem nos atentarmos no real valor desta expressão. E nos esquecemos de perguntar afinal, o que é ser Espírita, se ainda estou aprendendo a ser?
Colocado assim até se mostra ser um tanto lúdico, qual a diferença em Ser com Aprender. nesta síntese há uma diferença sutil a ser analisada. que poderíamos resumir assim: como Ser sem ter Aprendido? E não se mostra complicado entendermos esta sintaxe se levarmos em consideração que não podemos Afirmar o que não Sabemos.
Se, neste caso ainda estamos estudando a Doutrina dos Espíritos a razão nos esclarece que estamos em curso de aprendizagem continua, onde o direito de nos afirmarmos Espíritas se faz por enquanto nulo. E se não posso afirmar que sou Espirita, o que serei então?
Simplesmente aprendiz de Espirita. Ou seja: ao invés de afirmarmos que somos Espíritas, sejamos mais humildes e admitamos que ainda não somos Espíritas, estamos aprendendo a ser, acertando ou errando estamos nos esforçando para sermos Espíritas. E muito perigoso afirmarmos algo que ainda não temos plena ciência e que escapa de nossa esfera intima de conhecimento; poderemos ser questionados e não tendo a resposta precisa seremos levados a conta de ridículos pretensiosos maculando nossa Doutrina.
Pensemos sempre nisto antes de afirmarmos em convicção que Sou Espírita e a responsabilidade e deveres que se onera analisando nossa faixa educacional para podermos afirmar com amor e verdade: Estou aprendendo a Ser Espírita…
E muito mais honesto e agradável aos ouvidos e seremos visto como pessoas sinceras que não alardeiam o que não sabem só por fanatismo ou orgulho…
Pense nisso…
Pense agora….
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O objetivo do blog é apresentar a mediunidade à luz da Doutrina Espírita.
Estabelecemos a gentileza e a cortesia como norma de tratamento entre todos, sempre respeitando a opinião do próximo, para que estejamos sempre em um padrão vibratório positivo, que atrairá a proteção dos Benfeitores Espirituais para nosso trabalho.